O aumento da eficiência da pecuária de corte no Brasil, passa necessariamente pela melhoria da qualidade genética dos rebanhos, que pode ser obtida, principalmente, pela escolha dos indivíduos que serão os pais da geração seguinte e direcionamento dos acasalamentos. A maior dificuldade em se identificar estes indivíduos reside no fato que o mérito genético, representado pelo conjunto de genes ou os seus genótipos, não é mensurável diretamente, devendo desta forma ser predito, e neste ponto é que se encontra o objetivo central da Avaliação Genética. Portanto, a Diferença Esperada na Progênie (DEP), que expressa o valor genético dos animais avaliados, minimiza os possíveis erros que possam ser cometidos no processo de escolha dos reprodutores.
Considerando que a eficiência de um programa de melhoramento sustenta-se na avaliação genética mais acurada possível e na menor idade dos candidatos à seleção, a avaliação genética de animais jovens constitui poderosa ferramenta, que usada de forma adequada, acelera o progresso genético dos rebanhos. Neste sentido o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore tem incentivado o uso de animais jovens de alto valor genético identificados na avaliação.
Buscando auxiliar o pecuarista nas importantes decisões de escolher e acasalar seus reprodutores, o Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore está colocando no mercado, pelo quinto ano consecutivo, os resultados da AVALIAÇÃO GENÉTICA DE ANIMAIS JOVENS, TOUROS E MATRIZES, versão 99, com DEPs para características de crescimento, reprodutivas e maternais.
As várias inovações efetuadas na presente versão incluíram refinamentos na definição de grupos contemporâneos; melhor controle de valores extremos devido a uma maior robustez dos processos de consistência dos dados; substituição do peso aos 550 dias (P550) pelo peso aos 455 dias (P455), em decorrência de trabalhos científicos e buscando antecipação na avaliação genética dos animais jovens; reformulação do cálculo do MGT aumentando a ênfase no crescimento pré-desmama. Estas alterações podem provocar mudança nos valores das DEPs, e também na classificação dos animais. Além disto, foram incluídas as DEP's para idade ao primeiro parto (IPP), período de gestação (PG), peso do bezerro ao nascer (PN), peso à idade adulta (PA) e produtividade acumulada (PAC).
Esperamos que o uso das informações aqui contidas contribuam para o aumento da eficiência dos rebanhos, traduzida pelo retorno econômico na atividade.