O nosso país, com o segundo maior rebanho de bovinos do mundo, passará de segundo produtor mundial de carne bovina (11% da produção mundial) para o primeiro, nos próximos 5 anos, e se firmará como um dos maiores exportadores de carne. Além disso, estará preparado para a demanda potencial no mercado interno da ordem de 60 milhões de consumidores de cortes de carne nobre. Todos esses aspectos demonstram porque os Programas de Melhoramento Genético estão em franca expansão em nosso país.
O PMGRN-USP despertou nos parceiros a preocupação com a produção de carne segura, que deram inicio ao Projeto de Gestão Ambiental na Pecuária, com técnicos da Ecolog Consultoria Integrada, além do uso da tecnologia e-business que coloca o Programa Nelore Brasil entre os mais evoluídos do mundo.
A Edição Comemorativa do 10º Sumário de Avaliação Genética de Animais
Jovens, Touros e Matrizes, produzido pelo Grupo de Genética, Melhoramento
Animal e Computação da USP de Ribeirão Preto apresenta os TOP25% dos touros da
reprodução programada ordenado por ano de nascimento e MGT, os touros e
matrizes líderes para idade ao primeiro parto (IPP), período de gestação
(PG), peso à idade adulta (PA), produtividade acumulada (PAC),
pesos aos 120 (P120), 365 (P365) e 450 (P450) dias de
idade, além do perímetro escrotal aos 365 (PE365) e 450 (PE450)
dias de idade. A novidade do ano foi o retorno dos TOP25% de touros do Sumário
Geral, nascidos a partir 1990, com pelo menos 10 progênies ordenado por ano de
nascimento e MGT em uma mesma disposição, facilitando a consulta do animal
desejado para as características de interesse. O leitor encontrará os animais
ordenados por característica e um asterisco (*) indicativo da liderança em
outras características
Senhores criadores façam bom uso das informações contidas neste Sumário em prol da seleção de seus rebanhos.
O PMGRN tem a satisfação de apresentar a Avaliação Genética 2001 de animais jovens, touros e matrizes pelo 9º ano consecutivo, com DEPs para 11 características de reprodução (fêmeas), habilidade materna, crescimento e fertilidade (machos).
Buscando auxiliar o pecuarista na importante decisão de escolher e acasalar os reprodutores, o PMGRN fornece a DEP - Diferença Esperada na Progênie - que prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como reprodutor. O grau de confiabilidade da DEP denomina-se acurácia; tecnicamente é uma correlação entre o valor genético predito e o real.
Uma novidade desse Sumário, foi a colocação das DEPs preditas para idade ao primeiro parto (IPP), período de gestação (PG), peso à idade adulta (PA), produtividade acumulada (PAC), pesos aos 120 (P120), 365 (P365) e 450 (P450) dias de idade, e perímetros escrotais aos 365 (PE365) e 450 (PE450) dias de idade, em uma mesma disposição, facilitando assim, ao leitor a consulta do animal desejado para as características reprodutivas e crescimento. O leitor encontrará os animais ordenados por característica e um asterisco (*) indicativo da liderança em outras características.
Espera-se que o uso das informações desse sumário contribuam para o aumento da eficiência produtiva dos rebanhos, traduzida pelo retorno econômico na atividade.