A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil sente-se honrada em participar juntamente com o Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, do lançamento da edição comemorativa de 10 anos da Avaliação Genética da raça Nelore.
O ano de 2001 marcou um importante avanço na pecuária do Nelore. O PQNN, Programa de Qualidade Nelore Natural, lançado oficialmente em setembro pelo Excelentíssimo Ministro da Agricultura Marcus Vinicius Pratini de Moraes, permitiu o início da comercialização de carne com a marca Nelore Natural, boi de cupim, carne saudável.
O programa começou com o hipermercado Andorinha e estendendo-se para outras lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, devendo alcançar o abate de 200 mil cabeças no período de doze meses.
É o maior exemplo prático, no Brasil, de um verdadeiro processo de integração da cadeia produtiva, indo do pasto à gôndola do varejo.
As exigências de animais jovens, até 30 meses, de tamanho padronizado (carcaças de 16 a 18 arrobas) e de bom acabamento (cobertura de gordura adequada), está levando os criadores, participantes do PQNN, a buscarem reprodutores de melhor qualidade.
Esse diferencial qualitativo está devidamente avaliado no PMGRN, através das Deps para as diferentes características, permitindo uma fonte segura de informações para o comprador que busca a melhoria genética de seu rebanho.
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, gestora do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), orgulham-se em poder oferecer ao nelorista brasileiro essa ferramental tecnológico. Neste ano, comemoramos a celebração de um convênio entre as duas entidades que resulta no Nelore Brasil, marca que pretende definir o Nelore provado para reprodução, cria, recria, engorda e abate, para a produção da carne Nelore Natural.
Nesse contexto de integração e modernidade vem crescendo o PMGRN, que neste último ano passou de 147 para 180 rebanhos avaliados (22,5% de aumento), envolvendo a impressionante cifra de 361.425 animais na matriz de parentesco. E por essas razões foi escolhido como Programa Oficial da ACNB que está se empenhando em divulgá-lo e ampliá-lo ainda mais, e com isso, valorizar o Nelore e a sua criação.
São Paulo, agosto de 2002
Carlos Viacava
Presidente da ACNB